Como prof. de música sempre me deparo com essa primeira pergunta (comumente vindo de pessoas adultas) e a segunda é :
“ é certo que a criança aprende mais facilmente que o adulto ? “.
Posso responder as duas questões pela experiência acumulada no ensino da música. Quando se trata de uma criança de 3 ou 4 anos, eu diria que na maioria dos casos não se aconselha o ensino de um método de instrumento, pois após umas poucas aulas ela provavelmente desistirá. Nesta faixa de idade, o instrumento para ela será um brinquedo, e como todo o brinquedo em pouco tempo deixará de ser interessante, salvo em poucos casos.
E tratando-se de criança qual seria a idade apropriada ? –
Acredito que a idade seria em torno de 8 ou 9 anos, pois a esta altura a criança já começa a ter mais maturidade para saber que está realmente cursando aulas para aprender um instrumento com o objetivo de “tocar” as suas músicas preferidas.
E o adulto ?
Bem, o adulto comumente organiza um horário apropriado de acordo com seus compromissos para aprender a tocar o instrumento que sempre o atraiu.
Mas é a criança ou adulto quem aprende mais rápido ?
Eu diria que a criança assimila mais rapidamente os conhecimentos em música que o adulto,mas também os perde com mais facilidade, sem contar que a criança é muito imediatista e o adulto sabe que adquirir um novo conhecimento precisa de paciência e perseverança. Isso faz com que finalmente exista um equilíbrio para ambas as faixas de idade, porém todos, sem exceção, com dedicação, podem aprender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário