AULAS GRATUITAS-TEORIA DA MÚSICA

PREFÁCIO


       Este método básico de teoria da música tem como objetivo transmitir os conhecimentos teóricos básicos da escrita e leitura musical, abordando os temas de uma forma simples e objetiva. Você poderá encontrar métodos mais aprofundados a este respeito, então aconselhamos que, após ter estudado esta CURSO GRATUITO , prossiga  estudando e pesquisando mais a fundo para  ampliar seus conhecimentos. Ratificamos que o nosso intuito é mostrar aos interessados em aprender um instrumento musical que ter um conhecimento de teoria, nem que seja básico, o ajudará a entender melhor o instrumento que estuda e as partituras do mesmo.Você também poderá se certificar que teoria musical não é difícil e perder o temor de estudá-la.Esperando contribuir de alguma forma, desejamos que faça um bom uso do conteúdo oferecido.
     
O autor



TEORIA DA MÚSICA

NÍVEL – 1

1ª aula

 -Música – É a arte de combinar sons musicais com os tempos. Podemos de forma empírica combinar os sons musicais sem ter necessariamente um embasamento científico. Para tal, basta apenas liberar a nossa criatividade, cuidando de deixar o mais agradável possível a combinação de sons. Estaremos assim criando uma chamada Melodia, mas sem dúvida que um conhecimento técnico fará com que esta melodia seja, no conceito arte, uma criação mais rica auditivamente.

Melodia – Desta forma, já sabemos que uma melodia é uma combinação de sons executados um após outro.

Nome dos sons – Cada som musical, dependendo da sua altura em relação à pauta musical, é identificado com um determinado nome. Os nomes dos sons foram extraídos das primeiras linhas do Hino a São João Batista por Guido D´Arezzo ( monge Beneditino na idade média  )

Utqueantlaxis ( DÓ)
REsonare fibris
MIra gestorum
FAmuli tuorum
SOLve polluti
LAbii reatum
Sancte Ioannes (SI)

A tradução seria aproximadamente isto :
( Para que teus servos possam cantar bem alto as maravilhas da tua vida, apaga as mágoas que aparece em teus lábios, São João )

     Neste hino tem origem o nome das notas musicais. Guido teve a idéia de empregar as primeiras sílabas de cada frase para identificar as notas que se entoavam com cada uma delas. A primeira sílaba onde aparece “Ut” foi depois  modificada para o nome de DÓ,  facilitando desta forma o canto e também o Solfejo. (veja Solfejo). Na idade média se costumava utilizar as primeiras sete letras do alfabeto para identificar as notas musicais, começando pela nota Lá. Atualmente a nota Lá (2espaço da pauta utilizando a Clave de Sol na segunda linha) é a referência como nota padrão para a afinação dos instrumentos musicais. (440 c/s)

Pauta musical – É um conjunto de cinco linhas e quatro espaços. A pauta também é conhecida como Pentagrama, palavra Grega que significa (Pauta=5 Grama=linhas). Estas linhas e espaços se contam de baixo para cima A seguir nesta lista estaremos utilizando a clave de Sol por ser a mais usada (ver claves).


Linhas :
 5-fá
4-ré
3-si
  2-sol
 1-mi


Espaços :
  4-mi
  3-dó
 2-lá
 1-fá


LIÇÃO 02
continuação)



Os sons médios vão escritos dentro da pauta, porém para os sons agudos e graves teve que ser criada uma pauta auxiliar. Vemos neste exemplo de sons graves como as notas têm pequenas linhas que as acompanham.

1o exemplo. Sons graves.


     Nos sons agudos acima da pauta também aparecem pequenas linhas acompanhando as notas. Ao observarmos com atenção, veremos que entre uma linha auxiliar e outra está formado um espaço,  pela sua vez chamado de espaço auxiliar.


2o exemplo. Sons agudos.


Características do som – O som musical é determinado por estas quatro propriedades que o  torna agradável aos nossos ouvidos:

  • Altura – É a posição que o som ocupa em relação à pauta.
  • Duração – São quantos tempos um som fica vibrando.
  • Timbre – É a fisionomia do som.
  • Intensidade – É o maior ou menor volume aplicado ao som na sua intensidade auditiva
Estas características fazem uma grande diferença com o ruído.

Ruído – Podemos dizer que é tudo aquilo que os nossos ouvidos percebem de forma desagradável. A batida de uma porta, a ruptura de um vidro, o chiar de um freio de um veículo etc...

Altura do som – Podemos classificar o som musical a princípio, basicamente, em 3 grupos : grave, médio e agudo.Diz-se que o som é grave quando, em relação à pauta,  encontra-se abaixo da mesma. Som médio quando o som está dentro da pauta e som agudo quando este se encontra acima da pauta.  Na linguagem comum o grave é falado como “som grosso” e o som agudo como “som fino”. Sendo  esta linguagem completamente errada, aconselhamos o estudante de música a evitar  este tipo de definição.

Índice acústico – Este termo é usado para indicar a extensão de uma voz humana ou de instrumento musical.

Oitava – Fala-se de oitava quando uma nota de uma escala é repetida 8 sons acima da mesma.

Classificação das vozes humanas – As vozes são classificadas em : Vozes femininas e masculinas, que por sua vez distinguem-se desta forma :

                             soprano
Vozes femininas :
                             Contralto


                               tenor
Vozes masculinas :
                               Baixo

     Entre as vozes sopranos e contraltos existem algumas diferenças de extensão que  são determinadas com esta outra classificação :

                           1o soprano          -   1o contralto
                           2o  soprano           -  2o contralto


O mesmo para os tenores e baixos :


                               1o tenor                                2o tenor


     Por este motivo, ao se trabalhar com vozes, é necessário ter o cuidado de não exigir de uma voz além da sua extensão real.