DICAS

TALENTO PARA A MÚSICA

Quando dizemos que alguém tem talento para a música, estamos querendo dizer que tem uma aptidão natural. Mas no meu conceito todo ser humano tem aptidão para a música, o que difere é que uns a tem mais desenvolvida. Isto não quer dizer que aquele que tem um pouco menos não poderá desenvolvê-la. Da mesma forma que podemos desenvolver nossa criatividade e sermos bons nisso, o talento musical está em nós de uma forma que até poderíamos dizer "misteriosa". Nem mesmo a ciência até hoje define de uma forma clara essa capacidade humana, e é isso que nos torna diferentes . Então podemos concluir que não existem pessoas com falta de talento para a música. Qualquer pessoa com perseverança e muito estudo poderá desenvolvê-lo.


IMPORTÂNCIA DO ESTUDO TÉCNICO E PRÁTICO DO INSTRUMENTO
Quando adquirimos um instrumento musical , nosso impulso inicial é querer aprender em poucos dias o que realmente leva meses de prática, É como querer emagrecer com receitas mágicas em apenas uma semana. Não se deixe levar por métodos de ensino, por exemplo ,em 10 dias como observei já várias vezes em sites. Eu aconselho que não tente aprender sem um método bem orientado por um professor capacitado para isso. Quando você escuta um solo, por exemplo ,de um guitarrista de uma banda, o primeiro que se deverá perguntar é, quanto tempo tem como profissional esse instrumentista e quantas horas ele levou para preparar aquele solo que nós queremos sair tocando na hora. Não se engane com a tablatura, pois ela sempre criará “vícios” no instrumento que depois será muito difícil tirar, sem contar que seremos apenas imitadores e a arte não é para imitar e sim para criar. Quem pensou que o papagaio sabe o que diz ? Ele apenas emite o som que aprendeu a copiar. Você quer ser um papagaio com seu instrumento?. Aproveite o seu desejo de entrar no mundo da música mas sempre tentando traçar o seu caminho musical e evitar copiar.Procure uma escola com professores capacitados para tal.


QUAL A DIFERENÇA ENTRE O APRENDIZADO DO CANTO POPULAR E O CANTO LÍRICO?

A diferença entre o canto popular e o canto lírico é a "região" em que a melodia é executada. A música lírica é composta na "tonalidade" de cada "qualificação vocal" (soprano, meio soprano, tenor, contralto, barítono, baixo), já a música popular pode variar a "tonalidade", conforme a comodidade vocal de cada cantor.



EM BUSCA DE UMA ESCOLA DE MÚSICA

Quando procuramos uma escola de música , o principal interesse é saber o valor da hora aula ou da mensalidade, porém, preocupando-nos com o preço, esquecemo-nos de nos informar sobre outros detalhes importantes: saber, através de conhecidos, a seriedade da escola em cumprimento de horários, qualidade do ensino, adequação do ensino às faixas etárias, e facilidade para se chegar a ela, principalmente tratando-se de crianças. Três dicas fundamentais para se aprender música: uma boa escola, um bom professor e prática diária do instrumento em casa de no mínimo 30 minutos.

ORIENTAÇÃO PARA OS INICIANTES NA LEITURA DE PARTITURAS MUSICAIS

Tratando-se do vocalista que faz técnica vocal lírica para aplicar em músicas populares, muitas vezes a interpretação deste fica comprometida, pois sempre ficará preocupado mais na postura técnica do que na interpretação. Também já observei que o vocalista com técnica lírica fica submetido sempre ao seu índice acústico, já o vocalista que faz técnica para a música popular alterna muito mais facilmente as tonalidades. Acredito que o melhor é que o vocalista dedique-se ao canto lírico ou popular.


Contamos com dois tipos de técnica de leitura: a chamada “leitura à 1ª vista”, que é aquela em que o instrumentista tem uma boa experiência de horas diárias de leitura musical e consegue praticamente ler toda a música de forma imediata e o iniciante, que ainda não consegue ler com rapidez. Para este é que darei esta dica simples, mas de bom resultado. Se for no piano ou teclado, tente primeiro ler a clave de sol (mão direita), e no máximo 4 compassos. Após estar seguro, leia a clave de fá (mão esquerda), 4 compassos também. A seguir, una as duas leituras e só prossiga em novos compassos após estar bem seguro na leitura de ambas as mãos ao mesmo tempo.Quando se tratar de instrumentos de uma clave só, caso de violino, violão, cello, etc.. o procedimento deverá ser da mesma forma. Não esqueça nunca que a persistência será uma forte aliada para ler corretamente uma música. Boa sorte


DICAS BÁSICAS PARA COMPOR UMA MÚSICA

Para compor uma música, é necessário ter alguns cuidados básicos. Quanto à letra, verifique se o conteúdo colocado não foge da idéia principal . Observe outros compositores , leia bastantes poesias e livros de bons compositores para melhorar seu vocabulário. Não cometa o erro de finalizar uma música fazendo lá,lá,lá,lá,lá.... pois isso indica que você já não sabe mais o que escrever.Quanto à melodia, devemos sempre tentar que a sequência de acordes não fique sempre na tônica, subdominante e dominante, pois isso fará com que irremediavelmente sua música fique muito parecido com outras. Já dizia o nosso excelente compositor Antonio Carlos Jobim, “ficarei feliz quando descobrirem o 4ª acorde no rock”.


PEDAIS OU PEDALEIRAS PARA BANDAS.

Os pedais para efeitos de diversos instrumentos como guitarra, baixo etc. são de uma grande ajuda quando se quer sair do som básico do instrumento, que após algumas músicas pode tornar-se monótono. Porém, a dica desta semana é que, justamente por serem classificados como de “efeitos”,  estes recursos deverão ser utilizados com muito critério, pois o efeito eletrônico é “arma de dois gumes”.Bem utilizado, enriquece muito a sonoridade dos instrumentos, mas utilizado de forma indiscriminada, torna-se  algo insuportável para aquele que escuta. Então, equilíbrio e bom senso  é a regra.Nunca se deve usar o mesmo efeito para várias músicas, pesquise o efeito mais adequado à música tocada. Os  efeitos, criados por engenheiros,  são excelentes e abundantes, basta ver o volume de conteúdo dos manuais para ver que realmente  são muitos. Antes de tudo leia sempre o manual,  pois não será ajustando de qualquer forma que irá tirar o melhor proveito do seu instrumento.

COMPRA DE UM INSTRUMENTO MUSICAL

Para aqueles interessados em adquirir um instrumento musical, aqui vão alguns cuidados:

Primeiro, verifique com amigos se a loja tem boas referências, se cumpre o que foi prometido, como atendimento imediato em caso de garantia. Verifique se, além do instrumento estar embalado na sua caixa de transporte, o mesmo não apresenta visualmente nenhuma machucadura e sinais de maus tratos (não esqueça que o instrumento vem da fábrica embalado, mas isso não significa que esteja em perfeitas condições).Verifique tempo de garantia e se na sua cidade tem assistência técnica para a marca adquirida, pois, se não tiver, caso você precise, poderá passar um bom tempo sem seu instrumento, que você já pagou. Também é importante que os acessórios que acompanham os instrumentos, se for o caso, deverão estar com a voltagem utilizada na sua cidade (o manual orienta). Existem lojas que realmente cumprem com o cliente e outras que, após a venda, nem se lembram de você. Cuidado !.


INSTRUMENTO DE SOPRO

Após tocar qualquer instrumento de metal como saxofone, flauta transversal, clarinete, etc.., tenha sempre o cuidado de passar suavemente uma flanela, cuidando para não machucar nenhumas das chaves do instrumento para não desajustá-las e desafiná-las.Ao limpar, você estará retirando a umidade que os dedos deixam no instrumento. Para limpar a saliva que se acumula ao soprá-lo, você deverá utilizar a chamada "espiga" (comumente acompanha junto com o instrumento quando você o adquire) com um pano ao redor para secar a parte interna. Retirar também as palhetas dos instrumentos de sopro que as utilizam e secá-las com suavidade com uma flanela, de preferência seca.

CUIDADO COM SEU INSTRUMENTO DE CORDAS



Após ter tocado, utilize um pano macio ou flanela e passe suavemente sobre as cordas, pois seguramente elas estarão úmidas. Quando tocamos, transmitimos o suor das mãos que fica impregnado na cordas, afetando-as de tal forma que se não tomar este cuidado em pouco tempo terá que trocá-las.

PARA GUITARRISTAS DE "PRIMEIRA VIAGEM".

O guitarrista conta hoje com recursos excelentes para efeitos sonoros na guitarra, porém, um cuidado que sempre se deverá ter é utilizar os efeitos que comumente estão sintetizados em pedaleiras de uma forma criteriosa. Todo efeito usado de forma abusivatermina sendo cansativo auditivamente , muitas vezes “sujando” a execução na guitarra. Um guitarrista não se avalia pelos efeitos utilizados na guitarra, e sim por uma boa execução.