Esta semana falaremos sobre a afinação nos instrumentos de cordas, especificamente violino, violoncelo e contrabaixo. Estes instrumentos apresentam uma dificuldade maior que outros para atingir uma boa afinação, pois o diapasão (braço) não tem uma divisão física assim como a guitarra, violão etc.Ao executar uma obra musical nestes instrumentos, o instrumentista pode ter variações na afinação denomindas “comas”. A coma é a sub-divisão de um tom ou meio tom em pequenas frações. Segundo os musicólogos, o tom está dividido em 9 comas, sendo 5 comas ascendentes e 4 comas descendentes. Por este motivo, se em outros instrumentos é necessário estudar exercícios específicos como escalas, intervalos etc. nestes os exercícios deverão ser redobrados para não ter um resultado de desafinação extremamente desagradável. Por este motivo se aconselha o estudo diário de no mínimo 1 hora ininterruptamente
DICAS
ESCOLA DE MÚSICA LIRA- PASSO FUNDO- RS
VANGUARDA NO ENSINO MUSICAL
domingo, 14 de agosto de 2011
SOBRE O TAKE 6
O grupo
O grupo de jazz "a capela" conhecido como Take 6 não é apenas o herdeiro da rica tradição do doo-wop e grupos gospel dos anos 50, mas também o líder da segunda onda do jazz e dos grupos vocais pop que surgiram na década de 1990. Com este legado notável desde a sua fundação, estes vencedores de múltiplos Grammy continuam a olhar para frente acompanhando a primeira década do século 21 se desdobrar.
A história
A história do Take 6 começou no Oakwood College em Huntsville, Alabama, em 1980, quando o calouro Claude V. McKnight III formou um quarteto conhecido como Gentlemen’s Estate Club. Quando o tenor Mark Kibble ouviu o grupo ensaiando - de todos os lugares possíveis - em um banheiro do campus, sua voz se uniu à harmonia e ele se apresentou no palco com o grupo naquela mesma noite.
Mervyn Warren se juntou ao grupo pouco depois, e mudaram o nome para Alliance. Se apresentaram nas igrejas locais e no campus nos anos seguintes, com as freqüentes mudanças dos alunos que se formavam e deixavam a faculdade e as novas vozes que substituíam as que saíam.
Após a faculdade, o grupo assinou com a gravadora Warner Brothers em 1987 e mudou seu nome para Take 6. Seu álbum de estréia lançado no ano seguinte, ganhou dois prêmios Grammy, ingressando no top 10 da Billboard em Jazz Contemporâneo e nas paradas cristãs.
A versatilidade do grupo e a rica harmonia atraiu uma enxurrada de atenção, passando a gravar e fazer participações com grandes ícones do jazz, incluindo Quincy Jones, Ella Fitzgerald e Stevie Wonder.
O álbum seguinte, lançado em 1990, "So Much 2 Say", foi igualmente bem sucedido, subindo para o posto de número 2 na parada de Jazz Contemporâneo da Billboard, levando o Grammy de melhor álbum contemporâneo de soul gospel. Warren deixou o grupo um ano depois para exercer a carreira de produtor. Ele foi substituído por Joey Kibble, irmão mais novo de Mark.
Mais prêmios
O grupo acrescentou instrumentação ao seu som puramente a capela com o álbum de natal, "He Is Christmas", em 1991. O álbum ganhou ainda um outro Grammy, o de melhor performance vocal de Jazz. Uma série de gravações finamente trabalhada continuou durante o resto da década: Join the Band (1994), Brothers(1996), So Cool (1998) e um segundo álbum natalino, "We wish you a Merry Christmas" (1999). "Join the Band" e "Brothers" foram os vencedores do Grammy.
Em 2000, o Take 6 gravou um CD ao vivo e uma coletânia, seguida por "Beautiful World" em 2002. O grupo deixou a Warner Brothers, após "Beautiful World" e lançou seu próprio selo chamado Take 6. Sua primeira viagem no novo empreendimento foi "Feels Good", lançado em 2006.
O Take 6 integrou o "Heads Up International" com o lançamento do álbum "The Standard", em agosto de 2008. O álbum inclui participações de astros do R & B, Aaron Neville e Brian McKnight (irmão de Claude), bem como o "jazz man", veterano George Benson, Al Jarreau e Jon Hendricks. "Enquanto cantamos letras que sempre exemplificam nossas convicções espirituais e morais, o somos em essência é um grupo vocal de jazz", diz Dave Thomas, membro do Take 6 desde 1985.
quarta-feira, 10 de agosto de 2011
AFINAÇÃO
Quando falamos que uma nota está afinada , estamos querendo dizer que o som musical está em perfeita harmonia com a frequência estabelecida para o som dessa nota. Em alguns momentos, os instrumentos classificados como “sopro”, tais como a flauta transversal, saxofone, pistão etc. ou a voz humana podem sair “levemente” da frequência ocasionando com isto a chamada “desafinação”. A melhor forma de manter uma boa afinação em um instrumento é praticar incansavelmente exercícios técnicos de escalas, intervalos etc, do contrário será muito difícil manter a afinação de forma contínua. O mesmo vale para a voz humana.Uma boa afinação não se consegue tocando ou cantando uma melodia, pois isto não corrige a falha técnica.
sábado, 6 de agosto de 2011
Show Ringo Star
Ringo Starr vem ao Brasil pela primeira vez. O ex Beatle vem ao Brasil acompanhado da sua
All Star Band. A data para o show ? 10-11-2011.
Local : Ginásio do Gigantinho (Porto Alegre) Rs.
Horário : h.20:30
quarta-feira, 3 de agosto de 2011
OUVIDO MUSICAL?
Muitas vezes escutamos dizer que alguém tem “ouvido musical”, e que, com esse ouvido privilegiado, aprenderá com facilidade um instrumento musical. Sem dúvida uma maior sensibilidade auditiva facilitará a aprendizagem , mas isso não é suficiente para aprender um instrumento. O fato de ter “bom ouvido” não será suficiente se o aluno não for disciplinado para estudar diariamente e se submeter à aprendizagem da prática de exercícios e da teoria musical, que lhe dará um excelente suporte para interpretar as futuras musicas. Comumente, quem tem bom “ouvido musical” fica muito imediatista, querendo aprender em menos tempo do indicado, criando “vícios” ao não estudar exercícios apropriados. Isso fica mais complicado quando se vale de músicas baixadas da internet. As músicas que se encontram nos sites estão prontas para quem já tem uma técnica do instrumento, e seu objetivo não é didático. Sem contar que isto limita a criatividade, pois ficamos apenas e simplesmente copiando, e a música não é somente para copiar e sim, principalmente, para criar. Desta maneira, diria que o bom é procurar um professor e estudar de forma segura e disciplinada, pois a sensibilidade auditiva virá ou aumentará com o correr do tempo.
EXISTE UMA DETERMINADA FAIXA DE IDADE PARA APRENDER MÚSICA?
Como prof. de música sempre me deparo com essa primeira pergunta (comumente vindo de pessoas adultas) e a segunda é :
“ é certo que a criança aprende mais facilmente que o adulto ? “.
Posso responder as duas questões pela experiência acumulada no ensino da música. Quando se trata de uma criança de 3 ou 4 anos, eu diria que na maioria dos casos não se aconselha o ensino de um método de instrumento, pois após umas poucas aulas ela provavelmente desistirá. Nesta faixa de idade, o instrumento para ela será um brinquedo, e como todo o brinquedo em pouco tempo deixará de ser interessante, salvo em poucos casos.
E tratando-se de criança qual seria a idade apropriada ? –
Acredito que a idade seria em torno de 8 ou 9 anos, pois a esta altura a criança já começa a ter mais maturidade para saber que está realmente cursando aulas para aprender um instrumento com o objetivo de “tocar” as suas músicas preferidas.
E o adulto ?
Bem, o adulto comumente organiza um horário apropriado de acordo com seus compromissos para aprender a tocar o instrumento que sempre o atraiu.
Mas é a criança ou adulto quem aprende mais rápido ?
Eu diria que a criança assimila mais rapidamente os conhecimentos em música que o adulto,mas também os perde com mais facilidade, sem contar que a criança é muito imediatista e o adulto sabe que adquirir um novo conhecimento precisa de paciência e perseverança. Isso faz com que finalmente exista um equilíbrio para ambas as faixas de idade, porém todos, sem exceção, com dedicação, podem aprender.
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
BEM-VINDOS AO BLOG DO PROFESSOR ASDRUBAL REZENDE
Bem-vindos ao Métodos Música de Asdrúbal R.
Para aqueles que têm vontade de estudar música, conhecer um pouco de sua teoria, aprender coisas novas, receber notícias e dicas, mas que não têm disponibilidade de fazer isso num dia e horário específicos, o professor Asdrúbal R.coloca esse blog à disposição do internauta interessado em música.
Teremos neste blog comentários, notícias locais, nacionais e internacionais, agenda de eventos locais e, principalmente, cursos básicos de música variados e totalmente gratuitos.Basta apenas acessar o blog que a cada semana terá à sua disposição novas lições de determinado instrumento.Estaremos também disponibilizando espaço para aqueles que desejam mostrar seus trabalhos musicais em vídeo ou áudio, sempre em mp3 .
Assinar:
Comentários (Atom)