domingo, 18 de setembro de 2011

NOTAÇÃO MUSICAL, TABLATURA E CIFRADO

Há três tipos de orientação escrita para se tocar um instrumento: Notação musical ( partitura), Tablatura e Cifrado.

NOTAÇÃO MUSICAL

Quando um compositor cria uma obra musical, ele pode se valer dos muitos recursos da partitura, que é uma representação escrita de música padronizada mundialmente.A notação musical através da partitura dispõe de símbolos próprios que se associam a sons, como por exemplo: símbolos que representam os valores positivos ou negativos ( notas musicais e pausas), posição das notas em relação à pauta, indicação da dinâmica etc... para desenvolver a melodia e a harmonia. Por este motivo, é que para executar uma obra escrita através do uso da partitura, não é necessário o executante “conhecer”a música, basta simplesmente respeitar os símbolos escritos na mesma. Desta forma é que podemos tocar uma obra, por exemplo, que foi feita há muitos anos ou séculos atrás, sem nunca tê-la escutado.


 TABLATURA


Tablatura, conhecida pela forma reduzida tab, é uma forma de escrita musical que diz ao intérprete onde colocar os dedos em um determinado instrumento, em vez de informar quais notas tocar. É usada principalmente para guitarra e baixo, mas também pode ser usada para outros instrumentos de corda trasteados ( trastes são pequenas peças de metal que dividem as cordas).Para utilizar a tablatura, necessariamente você precisa conhecer a música, pois a tablatura apenas indica as cordas e as casas que deverão ser utilizadas. Se não conhecer a música, não poderá tocá-la, pois você apenas conta com a identificação da posição das notas, sem saber qual o valor que deverá ser dado a cada uma, bem como outras orientações que precisa saber , ms que a tablatura não oferece. 

CIFRADO

Este sistema de leitura faz uso das 7 primeiras letras do alfabeto que representam o som ou o acorde que deve ser utilizado para indicar principalmente o campo harmônico a ser executado. O Cifrado  tem o problema de não indicar exatamente em que posição o acorde deverá ser executado, por exemplo, se o compositor quiser que o intérprete realize um acorde utilizando a 2ª inversão, o cifrado não terá como indicar, apenas dirá qual o acorde.
Desta forma, fica a seu critério escolher a melhor forma de tocar as suas músicas.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

ORQUESTRA LIRA

Amigos ! Já temos o nome para nossa orquestra, sugestão de Lizandra Cericato Villarroel, que ganhará dois ingressos pra assistir à apresentação do dia 04 de novembro, no teatro do SESC : Orquestra Lira. Aguardem nos próximos dias mais novidades e detalhes sobre a apresentação.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

SOBRE O HINO NACIONAL BRASILEIRO

Há  tempos eu insisto sobre o perigo que corre a autenticidade do nosso hino brasileiro, se sua execução for liberada de forma indiscriminada. Se for executado a nosso bel-prazer, em qualquer tonalidade, fazendo arranjos à vontade, mudando o andamento..etc, pergunto-me se daqui a algum tempo, prosseguindo desta forma, nossos filhos ou netos saberão em realidade como é o original. Triste realidade! O Hino Nacional é um símbolo pátrio, e como tal deve ser respeitado em sua originalidade, porque é assim que determina a lei. Vejamos a seguir:
Capítulo III
Da Apresentação dos Símbolos Nacionais
Seção II
Do Hino Nacional
 Art. 24. A execução do Hino Nacional obedecerá às seguintes prescrições:
I - Será sempre executado em andamento metronômico de uma semínima igual a 120 (cento e vinte);
II - É obrigatória a tonalidade de si bemol para a execução instrumental simples;
III - Far-se-á o canto sempre em uníssono;
IV - Nos casos de simples execução instrumental, tocar-se-á a música integralmente, mas sem repetição; nos casos de execução vocal, serão sempre cantadas as duas partes do poema;
V - Nas continências ao Presidente da República, para fins exclusivos do Cerimonial Militar, serão executados apenas a introdução e os acordes finais, conforme a regulamentação específica.

Gostaria de saber então como é permitido que bandas  de diferentes estilos toquem o Hino Nacional, ou que artistas se apresentem em solenidades para cantá-lo de qualquer jeito, fora de controle emocional , como há pouco tempo vimos pelos meios de comunicação, uma cantora nacional fazer aquele fiasco público, esquecendo até da letra. Ver nosso hino ser violentado publicamente desse jeito me deixa muito triste.