Há três tipos de orientação escrita para se tocar um instrumento: Notação musical ( partitura), Tablatura e Cifrado.
NOTAÇÃO MUSICAL
Quando um compositor cria uma obra musical, ele pode se valer dos muitos recursos da partitura, que é uma representação escrita de música padronizada mundialmente.A notação musical através da partitura dispõe de símbolos próprios que se associam a sons, como por exemplo: símbolos que representam os valores positivos ou negativos ( notas musicais e pausas), posição das notas em relação à pauta, indicação da dinâmica etc... para desenvolver a melodia e a harmonia. Por este motivo, é que para executar uma obra escrita através do uso da partitura, não é necessário o executante “conhecer”a música, basta simplesmente respeitar os símbolos escritos na mesma. Desta forma é que podemos tocar uma obra, por exemplo, que foi feita há muitos anos ou séculos atrás, sem nunca tê-la escutado.
TABLATURA
Tablatura, conhecida pela forma reduzida tab, é uma forma de escrita musical que diz ao intérprete onde colocar os dedos em um determinado instrumento, em vez de informar quais notas tocar. É usada principalmente para guitarra e baixo, mas também pode ser usada para outros instrumentos de corda trasteados ( trastes são pequenas peças de metal que dividem as cordas).Para utilizar a tablatura, necessariamente você precisa conhecer a música, pois a tablatura apenas indica as cordas e as casas que deverão ser utilizadas. Se não conhecer a música, não poderá tocá-la, pois você apenas conta com a identificação da posição das notas, sem saber qual o valor que deverá ser dado a cada uma, bem como outras orientações que precisa saber , ms que a tablatura não oferece.
CIFRADO
Este sistema de leitura faz uso das 7 primeiras letras do alfabeto que representam o som ou o acorde que deve ser utilizado para indicar principalmente o campo harmônico a ser executado. O Cifrado tem o problema de não indicar exatamente em que posição o acorde deverá ser executado, por exemplo, se o compositor quiser que o intérprete realize um acorde utilizando a 2ª inversão, o cifrado não terá como indicar, apenas dirá qual o acorde.
Desta forma, fica a seu critério escolher a melhor forma de tocar as suas músicas.