terça-feira, 30 de abril de 2013

GRUPO VOCAL PERPETUUM JAZZILE


Compartilho com vocês vídeos do grupo vocal esloveno PERPETUUM JAZZILE. Fiquei feliz ao escutar pela primeira vez este grupo vocal, pois nele vemos qualidades difíceis de encontrar, como:  
Afinação perfeita:  Podemos classificar como boa afinação após o som vocal passar por sistemas de amplificação (como é este caso). Quando escutamos sem sistema de amplificação, não é possível notar nitidamente uma boa ou falsa afinação.
Dinâmica: A dinâmica é um elemento na música que nunca devemos esquecer, é o “feeling” da ideia central de uma melodia, e este grupo é excelente em dinâmica.
Versatilidade no arranjo: Aparece na interpretação um trabalho sincopado difícil de alcançar com precisão quando se trata de várias vozes. Somente posso dizer PARABÉNS  a este excelente grupo musical !

Assistam WAVE - Tom Jobim


AQUARELA DO BRASIL:



quarta-feira, 24 de abril de 2013

Professor Asdrúbal prepara para ingresso em curso superior de música (UFRGS)


A Escola de Música Lira prepara alunos para a  prova de conhecimento específico  para o  ingresso em Curso Superior de Música-UFRGS.Os cursos de música  da UFRGS  oferecem cursos de licenciatura ou bacharelado em diversos instrumentos. O curso de bacharelado visa aprofundar os conhecimentos técnicos e artísticos para tornar o aluno um excelente instrumentista. O Curso de licenciatura tem uma exigência um pouco menor na performance instrumental, mas tem mais disciplinas voltadas para a educação e pesquisa musical, pois  prepara o aluno para ser professor. Seja qual for a escolha, as provas específicas para o ingresso ( teste do instrumento e teste teórico-perceptivo) exigem muito estudo e dedicação.A orientação de um professor experiente como o Prof. Asdrúbal pode facilitar muito essas preparação.
A Escola de Música Lira  prepara para os seguintes instrumentos: 
CANTO MÚSICA POPULAR
FLAUTA DOCE
FLAUTA TRANSVERSA
SAXOFONE
VIOLÃO
VIOLINO
VIOLONCELO
Para maiores detalhes clique aqui

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Música pode ser mais eficaz que remédios, diz estudo


A pesquisa, veiculada na Revista Exame, aponta que certas músicas podem elevar a produção de imunoglobulina A e de glóbulos brancos, responsáveis por atacar invasores.

Cientistas descobriram que ouvir ou até mesmo tocar música pode reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, e elevar os níveis de oxitocina, relacionado ao bem-estar
São Paulo - A música tem efeitos neuroquímicos que podem melhorar o sistema imunológico, reduzir a ansiedade e até mesmo regular o humor. A descoberta é de uma dupla de psicólogos da Universidade de McGill, no Canadá.
A pesquisa aponta que certas músicas podem elevar a produção de imunoglobulina A (um tipo de anticorpo) e de glóbulos brancos, responsáveis por atacar invasores como bactérias e germes.
Os cientistas Mona Lisa Chanda e Daniel Levitin descobriram que ouvir ou até mesmo tocar música pode reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, e elevar os níveis de oxitocina, relacionado ao bem-estar. Isso melhora o humor e facilita as interações sociais. Músicas mais lentas com melodias suaves tendem a ser mais relaxantes do que cações com ritmo mais rápido.
Para chegar a essa conclusão, Chanda e Levitin analisaram mais de 400 pesquisas que associam a música com processos neuroquímicos específicos. Vários estudos indicam que a música pode até mesmo controlar a dor.
A dupla canadense propõe que médicos e terapeutas comecem a levar a música mais a sério. Chanda e Levitin esperam que a música possa ser usada como calmante antes da cirurgia. A pesquisa dos canadenses destaca que tratamentos baseados em música não são invasivos e têm efeitos colaterais mínimos. Além disso, são baratos e "naturais".
Fonte:Revista Exame.