segunda-feira, 5 de março de 2012

LUIS FERNANDO VERÍSSIMO

“Tenho um truque para ouvir alguns dos melhores músicos de Porto Alegre, sempre de um lugar privilegiado e sem precisar pagar nada . Toco junto”. (Luis Fernando Veríssimo)  
Hoje, vasculhando meus CDs,  tive a supressa de encontrar um CD gravado por músicos porto-alegrenses no ano de 1998, na gravadora ACIT,  dentre os  quais encontram-se: Luis Fernando  Veríssimo (sax  alto) - Jorge Gerharbt (contrabaixo) - Gilberto Lima (bateria) - Luis Fernando Rocha (trompete) - Geraldo Schuler (sax tenor,flauta) - Adão Pinheiro (piano).Estou postando a primeira faixa do CD –“ Now`s the time”. Minha intenção é mostrar como o Brasil tem excelentes músicos!


quinta-feira, 1 de março de 2012

O QUE É MÚSICA?

Teoricamente, música é a arte de combinar sons musicais com o tempo e para isto existem regras a seguir nas composições musicais. Por isso, o ensino da música envolve estudo de teoria da música, técnica no instrumento ou voz, solfejo rítmico e melódico etc..que permitem ao executante “ler” música, ou seja, para executar uma música deve-se saber interpretar todos os símbolos musicais e passá-los para o instrumento ou voz. Com o surgimento do computador, outras formas de interpretar música surgiram.Hoje, podemos nos valer da chamada tablatura (determinados softwares que interpretam onde se localizam as notas musicais). Tratando-se de um instrumento, há a possibilidade de fazer download de arquivos musicais que se encontram na internet. Também para a harmonia podemos nos valer do chamado cifrado, que interpreta o nome dos acordes através das primeiras letras do alfabeto:
A=LÁ, B=SI, C=DÓ, D=RÉ, E=MI, F=FÁ, G=SOL
Podemos dizer, com algumas exceções, que está havendo uma queda muito grande na qualidade das composições populares mais modernas. As melodias são compostas com notas muito repetitivas, o campo harmônico é criado com 2 ou 3 acordes, as letras das músicas empobreceram. A parte rítmica desapareceu, ficando hoje 3 ou 4 ritmos musicais utilizados na maioria das vezes. E para piorar, tudo isto fica nas mãos da mídia, que torna uma música da noite para o dia como uma grande obra (as quais, na maioria das vezes, não duram mais de que alguns meses).